Riscando o Mapa

Explorando a Gruta do Talhado no Cânion do Xingó de sup

O Cânion do Xingó surgiu após o represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Hidrelétrica do Xingó (inaugurada em 1994), na divisa entre Alagoas e Sergipe.

São mais de 60 quilômetros de extensão e a água do rio pode chegar a 190 metros de profundidade.


Tem passeios que partem de Aracaju e de Maceió, nós estávamos na praia do Gunga quando resolvemos ir para o Cânion, então só conseguimos fazer o passeio do último horário que era às 14h.

A estrada até lá era boa e tranquila, tanto que conseguimos chegar até antes do previsto. 

Fizemos o passeio com a empresa MFtur, pagamos R$110,00 por pessoa e o catamarã parte do Restaurante Karranca’s.

Não aceitam pet, então a Babi precisou ficar na sombrinha nos esperando, mas só foi possível devido a gerente do restaurante, nossa “anjo da guarda” se comprometer em cuidar dela...

O passeio dura 3 horas, uma hora de navegação até a parada para banho e para a visita na Gruta do Talhado e mais uma hora para retornar. 

A empresa é super organizada, primeiro repassa todas as informações de segurança e depois segue narrando a história pelo caminho, no catamarã são vendidos lanches, bebidas e tem fotógrafo profissional para quem quiser registrar seus momentos. 

Passamos por alguns monumentos naturais, feitas de pedras e batizadas com nomes que remetem as formas, como Pedra da Águia, Pedra do Japonês, entre outros. 


Passamos também pela gruta com a imagem de São Francisco de Assis que no dia do santo é rezada uma missa e os fiéis ficam a bordo dos barcos. 


Depois chegamos num píer, que é uma parada para banho, cercado por boias, tem uma piscina natural para crianças bem rasinha e outra para adultos bem funda. O pessoal pega o macarrão flutuante e se esbalda nas águas verdinhas do Rio São Francisco. 


Tem a opção de ir de barco pequeno para a Gruta do Talhado, custa R$10,00 por pessoa e demora uns 15 minutos todo o trajeto.


A Gruta do Talhado ou “paraíso do talhado” é bem estreito e os paredões laranjas imensos são indescritíveis, nele você encontra algumas imagens de São Francisco de Assis e do Lampião e da Maria Bonita. 


Nós curtimos o local com nossa prancha inflável da Sailmasterbrasil e foi incrível, pois aproveitamos o local sem ninguém, o reflexo do sol nas águas verdes forma lindos desenhos nas paredes, transmite muita paz!!!

Com certeza esse é o ponto alto do passeio, não deixe de ir na Gruta do Talhado e sentir toda a paz e beleza desse lugar incrível!!!


Compartilhar