Riscando o Mapa

Sup trip na Lagoa do Peri

O Parque Municipal da lagoa do Peri está localizado no Sul da Ilha de Santa Catarina, próximo as praias da Armação e Morro das Pedras.

Nos anos 70, a bacia hidrográfica da Lagoa do Peri foi tombada como patrimônio natural.

Conta com uma área de 20km2, é considerada a maior lagoa de água doce potável da costa catarinense, é também o maior manancial de água potável da ilha.

É uma reserva biológica, c um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original.

Pela quarta vez consecutiva a Lagoa recebeu o selo Bandeira Azul que é uma certificação ambiental de nível internacional para praias e marinas.

Para conseguir esse carimbo é preciso cumprir 34 requisitos, como excelente qualidade da água, ações ambientais e turismo sustentável.

A área em volta da lagoa tem mata e trilhas belíssimas que levam a cachoeiras e antigos engenhos coloniais.

Ótimo também para as crianças, devido a água ser tranquila, há um pequeno parque infantil, com área arborizada por enormes eucaliptos.

Além da água doce e tranquila ideal para o banho é um ótimo lugar para remar.


Para os mais aventureiros tem a opção de ir remando (pode ir pela trilha de nível moderado também) até a cachoeira da Gurita, nós fomos com nosso sup inflável da Sailmaster, são uns 30 minutos remando perto da margem da lagoa, no seu lado esquerdo até uma entrada, localizada na parte mais baixa da montanha, é possível avistar um caminho.


Depois é preciso remar por mais uns 15 minutos até o final do riacho, nesse ponto é preciso deixar o sup e seguir por uma trilha a pé, por mais uns 10 minutos.

Mas todo o esforço é recompensador quando chegamos na cachoeira.

Não esqueça de levar água e o que quiser comer, o parque conta com um restaurante bem na entrada apenas.

Além disso, não esqueça que é proibido fogueira, churrascos, acampar e barcos motorizados.

O parque funciona diariamente das 7h às 19h e a entrada é gratuita. Além de contar com estacionamento para 200 carros.

Com certeza é um dos cenários mais bonitos da ilha, cercada por morros com mata preservada, um lugar tranquilo e ideal para curtir em família.

Compartilhar